quinta-feira, junho 16, 2005

Mais uma vez Paixão

Imagine-se um cinéfilo americano em Paris em 1968. Bem quando a Cinemateca será fechada você conhece uma belíssima mulher chamada Isabelle (não poderia ser muito diferente disso) e seu irmão gêmeo, Theo. Os dois tão cinéfilos quanto você, tão lindos quanto você e com certeza um pouco mais pervertidos do que você... Vocês passam a viver juntos e a partir daí as coisas só esquentam, tanto dentro de casa quanto fora, politicamente falando.

Esse é o cenário do filme Os Sonhadores (The Dreamers) de Bernardo Bertolucci. Não sei dizer o que mais me chamou a atenção nele. Se foi a beleza dos atores Michael Pitt (Matthew), Eva Green (Isabelle), que é quase uma Sophie Marceau e do fantástico, Louis Garrel (Theo) (estou apaixonada!); ou se foi a localização, Paris, meu desejo de viagem; ou a época, os revolucionários anos 60; ou ainda as constantes referências aos clássicos do cinema . Pensando bem foi uma combinação de todos esses elementos dirigidos pela maestria de Bertolucci.

Só esqueci de falar da trilha sonora, bem psicodélica! Realmente, vale a pena. Os Sonhadores é um filme excitante, empolgante, emocionante e apaixonante. Assistam! E não deixem de ver também os extras. Há quase uma hora de making of do filme, produzido pela BBC e há também um documentário sobre o que acontecia em Paris naquele ano. Excepcionalmente bons!

P.S. Nada a ver: No último episódio de The O.C., durante a briga dos bonitões Seth Cohen e Zach toca uma música que já foi indicada pelo Ferris, d’Os Fósforos: Roger Sisters – Freight Elevator. Muito boa, ouçam...

Nenhum comentário: